Avisos Cryptoverse: Proteja sua bitcoin contra falsas aplicações de Ledger

Várias pessoas em sites de mídia social têm relatado receber ou conhecer pessoas que receberam e-mails de phishing, fingindo ser do Ledger, o maior fabricante de carteiras de hardware da França, e tentando roubar o criptograma das pessoas. Algumas pessoas perderam todas as bitcoin (BTC) guardadas em suas carteiras.

Como relatado, a Ledger anunciou neste verão que sofreu uma quebra de dados, com um „terceiro“ acessando pelo menos 1 milhão dos dados de contato de seus usuários. Os golpistas parecem continuar a utilizar as informações coletadas para seus próprios ganhos financeiros, alertando os usuários sobre o perigo iminente de seu criptograma, direcionando-os para uma aplicação falsa, um clone do Ledger, e tentando obter sua frase semente.

O Redditor ‚bsteinfeld‘ disse que eles receberam um e-mail declarando que é da Ledger e informando-os de uma violação de dados que afetou informações confidenciais de cerca de 115.000 clientes. O e-mail instruiu o usuário a instalar a última versão do Ledger Live, após o que eles relataram ter colocado sua frase de recuperação em uma falsa aplicação desktop e perdido seu dinheiro.

O anfitrião do Magic Internet Money Podcast Brad Mills tweeted de um Bitcoin Era que, segundo consta, perdeu toda sua economia de 50.000 dólares de vida através deste esquema. „Ser seu próprio banco significa ser sempre vigilante contra os piratas da engenharia social“, disse ele.

O desenvolvedor de Bitcoin Matt Odell também postou uma pessoa que „perdeu tudo“. Devastação completa“ devido a estes golpistas „convincentes“ que estão „enganando“.

Os comentaristas estão argumentando que uma pessoa não pode perder todo o conteúdo de sua carteira apenas baixando uma versão falsa do Ledger, mas pode fazê-lo se transferir todo o conteúdo com o golpista redirecionando-o para outro endereço, ou, o que eles acharem mais provável, se o usuário inseriu sua semente em um computador conectado à rede e deu sua semente real para o aplicativo falso.

Os comentaristas também estão dizendo que, apesar dos golpistas que se esforçam para torná-lo legítimo, o e-mail em circulação tem algumas bandeiras vermelhas, tais como datas incorretas ou dizer que o Ledger possui chaves públicas. Eles estão avisando o Cryptoverse para „permanecer vigilante“.

De sua parte, o Ledger advertiu os usuários de que eles não solicitariam fases de recuperação ou o envio de bens. Muitos, entretanto, pensam que isto não é suficiente.